-->

Metas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mastigue devagar e pense o que está colocando para dentro de você!!!

Bom dia meus amores!!!!!! linda terça feira!!! repleta de alegrias, amor e muitas felicidades!!!

Procure a alegria.

A alegria está latente, palpitante e dinâmica no seu íntimo.
Quando você a localiza, ela vem à tona e transparece na sua face, na fala, no olhar, no riso. Você apresenta o que tem de melhor, pois foi buscá-la no mais fundo de si mesmo. Lá onde está o seu EU.
Corra ao alcance dessa alegria íntima. Ela será sua companheira de sempre. Descobrir a verdadeira alegria é fortificar a paz.

Você pode...Mastigue devagar e pense o que está colocando para dentro de você!

Você sabia que só sentimos o gosto dos alimentos o tempo que ele permanece nossa boca? Então para que engolir tão rápido? Deixe o alimento se dissolver aos poucos e aproveite ao máximo seu sabor. Controle a ansiedade… Mastigue devagar e coloque um pouquinho de cada vez em sua boca. Assim, o que quer que seja que você estiver comendo vai durar muito mais e o prazer de comer conscientemente te deixará muito feliz!

Li uma reportagem sobre a importância de se mastigar bem e achei muito interessante. Nela eles apresentam 10 razões para se mastigar corretamente que foram extraídas do livro “Power Eating Program” de Lino Stanchich. Acho que pode nos ajudar, segue abaixo:

1 – Melhora a digestão.
É intuitivo. Quanto mais você mastigar e quanto menos tenso estiver na hora da refeição melhor será sua atitude de paz e alegria e melhor você digerirá e assimilará seu alimento.


2 – Desenvolve paciência e auto-controle.
Se tiver disciplina nas refeições, terá mais disciplina em sua vida. Também desenvolverá maior paciência. Quando estiver impaciente, sentirá impaciência ao mastigar. Uma produz a outra. Mais mastigação produz mais paciência; mais paciência produz mais mastigação. Seu autocontrole se manifestará quando você conseguir esperar um pouco mais por sua gratificação com comida em vez de conseguir essa gratificação de imediato através de comportamento impulsivo. O prazer momentâneo que conseguimos ao ingerir alimentos nocivos desaparece rapidamente. Mas os efeitos negativos se farão sentir por um tempo muito mais longo.


3 – Reduz a quantidade de comida desejada.
Quando mastigar mais, você necessitará de menos comida porque conseguirá extrair mais nutrição de seus alimentos. Ao diminuir a quantidade de comida, seu estômago diminuirá de tamanho. Hoje em dia existe uma cirurgia onde parte do estômago é costurada de modo que o paciente não possa mais utilizá-la. Se comer corretamente, você diminuirá o tamanho de seu estômago. Quando nossa saúde melhora, precisaremos de menores quantidades de alimentos.
Ao ingerir conscientemente alimentos saudáveis seu corpo se tornará mais firme e mais “enxuto”. Há indivíduos que não perdem peso, qualquer que seja a dieta que adotem. Os resíduos de alimentos parcialmente digeridos permanecem dentro do corpo. Depósitos de resíduos espessos e grudentos criam um bloqueio para o fluxo de energia. Essa energia se torna, então, estagnada.
Entretanto, se seguir o princípio de mastigar vagarosamente e ingerir alimentos saudáveis que equilibrem sua condição individual, de maneira natural atingirá seu peso ideal.


4 – Economiza.Mastigando mais você ficará mais satisfeito com menos comida, e, portanto, gastará menos no supermercado. Além disso, sua saúde melhorará, reduzindo suas despesas com médicos e remédios.


5 – Reduz a necessidade de doces.
Pessoas que mastigam muito pouco constantemente precisam de doces com as refeições. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e freqüentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces. É importante para pessoas que sofrem de hipoglicemia ou diabetes e desordens relacionadas do pâncreas e do baço (os quais controlam o açúcar do sangue) mastigar bastante – 150 vezes ou mais. Esses órgãos processam os açúcares. Quanto mais mastigarmos, mais doces os alimentos nos parecerão. O sabor adocicado, juntamente com refeições sem tensões ou estresses, colaborarão para diminuir a necessidade de doces.


6 - Reduz o mau hálito.
Os odores do hálito provêm de diversas fontes. A maioria das pessoas que tem mau hálito crônico comem demais ou muito freqüentemente. Antes de acabar a digestão de uma refeição já começam outra. Tomam lanches e “beliscam” entre refeições.


7- Ativa as glândulas.
A mastigação ativa todas as glândulas, desde a pituitária até a tiróide, o pâncreas, o baço e as gônadas. Os órgãos sexuais se tornam mais equilibrados. A glândula que sofre a maior mudança é o timo, o qual produz as células-T necessárias para o bom funcionamento do sistema imune. De acôrdo com o American Medical Dictionary, pesquisas indicam que o hormônio parotino, o qual é excretado durante a mastigação, aumenta a produção das células-T.

8 - Reduz a ansiedade por comida
Há muitas pessoas com ansiedade por comida. Elas não conhecem a razão para tal ansiedade. Se você mastigar bem uma dieta saudável, aos poucos descobrirá que sua ansiedade por alimentos não saudáveis diminuirá. Você vai passar a se satisfazer com o que comer.


9 - Promove rejuvenescimento.
A mastigação tem efeitos rejuvenescedores. Os indivíduos da comunidade Hunza dos Himalaias são conhecidos por sua longevidade e prática da mastigação. O Dr. Tomozaburo Ogata, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tóquio, conduziu uma extensa pesquisa a respeito de rejuvenescimento. Essa pesquisa é mencionada no livro Natural Immunity, de Noboru Muramoto.
Noboru Muramoto diz que o Dr. Ogata descobriu que a mastigação revitaliza o corpo porque ativa as glândulas parótidas, localizadas em cada lado das mandíbulas, abaixo dos ouvidos. Quanto mais mastigarmos, mais ativas as glândulas se tornam, produzindo o hormônio parotin. Se a pessoa mastigar poucas vezes, o hormônio é engolido e destruído no estômago. Mastigando bem faz com que o hormônio parotin seja absorvido pelo sistema linfático. O hormônio renova as células, afetando o sistema endócrino glandular e rejuvenescendo o corpo inteiro.


10 - Aumenta a eficiência.
Gastando o seu tempo com mastigação, você diminuirá o tempo necessário para terminar outras tarefas.

Bom depois que comecei a comer mais devagar e sentir o gosto dos alimentos eu melhorei muito, mas muito mesmo, hoje posso dizer que quando sento a mesa tenho prazer em comer, pois não como mais como antes, devagar e sempre.


Você pode ter uma vida de alegrias, esperanças e paz inabalável.
É uma realidade que vem ao seu encontro de braços abertos.
Admita que pode ser feliz.
A patir daí a felicidade toma impulso dentro de você, alimenta-se e se desenvolve amplamente.
Como uma lâmpada que necessita da corrente elétrica para se acender, a felicidade necessita da corrente positiva da sua mente para operar mudanças, das pequenas às grandes.
Alimente a corrente da felicidade no seu coração.
Assim Deus o quer.
Seja feliz.
Você faz a felicidade aparecer com a vontade de ser melhor.

3 comentários:

Clarita disse...

Oi flor...
menina me alimentar com calma na hora do almoço é quase impossivel, pois chego e faço correndo, é tragico, quando vejo ja foi no automatico... tentarei comer mais pausadamente. Calma é a palavra.

bjss

Anônimo disse...

Olá Querida
Te mandei um e-mail hoje. E não tive tempo de comentar seu blog ainda. Estou numa correria tremenda!!!!
Sobre as dicas da mastigação, confesso que eu não sabia a parte do rejuvenescimento. Os outros benefícios já os conhecia. Bem, agora, mais um motivo para eu mastigar devagar, quero ficar uns 40 anos mais jovem, rs...
Beijo no coração.
Estou muito feliz com seu sucesso na R.A. Não perca o seu foco. Continue firme, pois falta muito pouco para alcançar sua meta e quando alcança-la, lembre-se de que R.A. é para vida toda. Não deixe nada estragar o seu sucesso.
Mais uma vez, Beijo no coração!!!

Luális Alves disse...

É verdade, já tinha lido sobre isso, mas na correria do dia a dia a gent eacaba aceleando demais...
Beijinhos

Related Posts with Thumbnails