-->

Metas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Como manter o peso ideal... Lindo dia!!!!!!!!!!!! Maravilhosa Terça feira!!!!!!!

A manutenção de um corpo saudável, conquistado pelo emagrecimento, pode, muitas vezes, tornar-se um tormento. Alguns motivos podem ser apontados como responsáveis pela volta do excesso de peso. Um deles é emagrecer por meio de dietas muito rígidas, em que alguns alimentos ou grupos de alimentos são proibidos.

A proibição geralmente gera ansiedade e compulsão para comer, provocando a recuperação de peso. Quem acredita que para a manutenção de peso é preciso eliminar algum alimento está muito enganado. O que realmente conta é não exagerar na quantidade e na freqüência do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura. É necessário evitar principalmente os alimentos industrializados, sempre prontos nas prateleiras de supermercados e nas vitrines de padarias e confeitarias, que estimulam o consumo por impulso.

Diversos alimentos ajudam na manutenção de peso principalmente os que possuem muito volume e poucas calorias. Geralmente são as frutas ricas em fibras e água, como o melão e o morango. Hortaliças, legumes e verduras são ricos em nutrientes e por isso devem ser consumidos em quantidade adequada para uma boa nutrição. O consumo de peixes e proteína de soja em algumas refeições pode ajudar a manter o peso, controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. A carne vermelha, muito rica em nutrientes, deve ser magra, sem gordura.



É preciso aprender a comer corretamente. A manutenção do peso desejado dependerá da disposição para mudar o cardápio, e não apenas durante o processo de emagrecimento. A educação alimentar deve ser a base de uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos mais leves e pouco calóricos.
Após alcançar o peso desejado, pode haver certa flexibilidade, mas se a pessoa voltar ao padrão de alimentação anterior ao processo de emagrecimento haverá novamente aumento de peso. Por isso é necessário disciplina para que as exceções não se tornem regra. O ato de se alimentar deve ser apenas um dos prazeres da vida e não o único.


A atividade física regular é importante para quem deseja manter a forma. Atua como um componente de motivação, mantém o metabolismo em alta, diminui o acúmulo de gordura corporal e aumenta a massa muscular. Produz também um relaxamento confortante e ajuda a diminuir a ansiedade.
Para manter o peso desejado é, também, muito importante o fracionamento das refeições, normalmente já adotado durante o processo de emagrecimento. É uma forma de controlar o apetite e de produzir mais disposição e energia, mantendo a disciplina sob controle.


O ideal é comer moderadamente e nas horas certas, sem esperar a fome chegar, pois assim haverá menor risco de comer mais do que o necessário. O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar ao cérebro que está saciado. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, permite que a sensação de saciedade ocorra antes que o consumo se torne exagerado.
O estilo de vida é pessoal, sendo influenciado diferentemente por fatores internos e externos. Para manter o peso, como para muitos outros objetivos na vida, é necessário acreditar no poder de promover mudanças, rever atitudes e modo de pensar. Não é uma tarefa fácil, por isso não se deve dispensar ajuda de profissionais especializados, quando necessário. Na verdade, só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. É possível alcançar por meio da alimentação saudável os prazeres que um corpo mais magro, com mais saúde e energia pode proporcionar.

Linda terça feira amigos!!! Nossa como está passando o mês!!!! logo chega o fim do ano novamente!!!!!!!!! Quando li essa matéria quis compartilhar com vocês pois são poucas as pessoas que realmente conseguem manter a manutenção, eu particularmente estou tirando de letra, mas digo, o que t em de sabotadores as nosso redor, se não tivermos determinação e muitaaaaaaa disciplina, não conseguimos não. Eu sou uma pessoa que quando eu quero eu quero e pronto, vou a luta até conseguir, sempre fui assim me lembro desde pequena, sempre fui determinada nos meus interesses, continuo lutando e a cada dia eu aprendo mais comigo mesmo.


Cuide da sua auto estima!!!!

Seja honesta com você mesma e na avaliação que faz a seu respeito;  todos temos defeitos e qualidades. Identifique seus pontos fortes e fracos para aprender a lidar com eles.
Acredite que pode modificar seu comportamento, superar suas fraquezas e potencializar suas qualidades.
Faça seu melhor, mas não exija perfeição sempre.
Estabeleça seus objetivos sem se comparar aos outros.
E boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sorte!!!!!!!!!!!!!




3 comentários:

Lidia disse...

OIee minha flor..saudades daqui heim..vc sabe q só não venho mais aqui por falta de tempo né rsr..e tbem sabe q te adoro!!
Bjossss..tenha um ótimo dia!

Anna disse...

adorei o post menina, ainda to longe de manutenção mas as informações são bem uteis em qualquer fase

Maria Reis disse...

Boa noite amiga!

Passando rapidinho prum oi e um grande abraço! bjos

Related Posts with Thumbnails