-->

Metas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

COMIDA E HUMOR

Não é por acaso que procuramos alimentos ricos em carboidratos, como macarrão ou biscoitos, quando estamos estressadas, cansadas ou tristes. “Inconscientemente, as pessoas se automedicam ingerindo doces ou outros carboidratos, num esforço de se sentir melhor”.

Carboidratos elevam os níveis de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro ajudando a melhorar o humor e inibindo o apetite.

Em sentido contrário, dietas ricas em proteína e pobres em carboidratos reduzem os níveis de serotonina, o que explica porque as pessoas que seguem esse tipo de alimentação se sentem exaustas ou deprimidas.
Vários outros fatores associados ao estado de espírito e à fadiga da TPM às preocupações da vida moderna estão relacionados aos baixos níveis desse neurotransmissor e, ao mesmo tempo, ao desejo compulsivo por alimentos ricos em carboidratos. Os níveis de serotonina são, em parte, regulados pela luz solar: quanto mais alta a exposição, mais serotonina é produzida no cérebro. “Entretanto, nossa exposição ao sol decresce no inverno, o que ajuda a explicar por que algumas mulheres se sentem mais cansadas e estressadas, além de sofrer mais com os sintomas da TPM e da menopausa durante esse período do ano”.

Então o segredo é quando comer carboidrato. Um estudo da Universidade do Estado de Kansas revelou que mulheres que tomaram refrigerantes com adição de açúcar (que fornecem carboidratos) ficaram mais sonolentas do que as que beberam água ou bebidas sem açúcar. Por isso, uma refeição rica em carboidratos pode prejudicar a concentração e deixá-la mais lenta e relaxada, o que seria ótimo após o jantar.
Controlar o desejo de comer envolve mais que serotonina. A vontade de ter torradas, pães,bolos no café da manhã pode ser governada pelo neurotransmissor químico neuropeptídio Y (NPY), que estimula o organismo a reabastecer as reservas de glicose, ao passo que o apetite por carne, sorvete, molhos e outros alimentos gordurosos podem ser provocado por diferentes neurotransmissores, incluindo as galanina ou as indorfinas.
De qualquer forma, a solução é simples: cuide de suas compulsões em vez de combatê-las. “Se você ignorar essas mensagens do organismo, poderá oscilar da abstinência à comilança, principalmente naqueles dias em que suas emoções estiverem à flor da pele.













2 comentários:

Muriel disse...

Oi, Lindinha..
Lendo seu post...Acho que corro muito atras dos carbo..
Hoje já comi melhor para não cair na tentação...
Fome... significa não pensar em que comer..
Bjus no coração..
Tenha um ótimo final de semana...

Anna disse...

muito interessante a materia de teu post flor, bjim e bom findi

Related Posts with Thumbnails