-->

Metas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Abençoada terça feira!!!!!! Falando sobre diabetes!!!


Bom dia meus amores!!!!!! maravilhsa terça feira!!!!!! muita alegrias nesse dia lindo!!!!!!! Obrigado Senhor por mais um dia de vida e feliz!!!!!!!! Estou bem melhor meus amores!!! Quero agradecer o enorme carinho e obrigado a todos pelos comentários no Compartilhando Sonhos, agradeço d ecoração!!!!!!!!!!!

Bom hoje resolvi falar sobre um assunto que muito me interessa!!!! DIABETES!!!!!!! ENTÃO BORA LA!!!


Diabetes

A Diabete faz parte de um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia aumento exagerado do nível de glicose no sangue. É uma doença causada pela deficiência da ação da insulina no organismo.

Tipos de Diabetes


Diabetes Tipo 1


O diabetes do tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. É uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta-produtor de insulina.
Nesse tipo de diabetes, o método de controle mais eficaz é a aplicação de doses diárias de insulina no organismo, através de injeções. Essas doses são necessárias para que a glicose chegue até as células; para que então sejam queimadas e transformadas em energia.
Com o passar do tempo, as altas taxas de glicose acumuladas no sangue podem afetar os olhos, rins, nervos e coração.


Diabetes Tipo 2


O diabetes do tipo 2 é o mais comum. Uma de suas características é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por diversas razões, essas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea.
O diabetes tipo 2 tende a ocorrer em adultos com histórico de obesidade e sedentarismo. O fator hereditário também é bastante influente.
A Diabetes tem muitos sintomas e tratamentos ela é uma doença provocada por falta de insulina e com o aumento anormal de glicose ou açucar no sangue, a glicose que é a principal fonte de energia do organismo, mas quando produzida em excesso pode trazer diversas complicações.

A diabetes com alguns tratamentos e cuidados quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.


Sintomas do Diabetes

Pessoas com níveis altos de glicose no sangue podem apresentar os seguintes sintomas:
Sede excessiva
Vontade de urinar diversas vezes
Perda de peso mesmo comendo mais do que o habitual
Fome exagerada
Visão embaçada
Infecções repetidas na pele ou mucosas
Machucados que demoram a cicatrizar
Fadiga cansaço inexplicável
Dores nas pernas por causa da má circulação
Nervosismo
Mudanças de humor
Náusea

Prevenção do Diabetes
Prevenir sempre é a melhor atitude para se evitar qualquer doença. Quando deixamos nossa saúde em segundo plano, as conseqüências podem ser danosas; a produtividade se compromete em função da incidência de doenças, queda na resistência física, obesidade, stress, ansiedade entre outros.
No caso de pessoas com histórico familiar de diabetes, devem se tomar os seguintes cuidados:
Manter o peso normal.
Praticar atividades físicas regularmente.
Não fumar e evitar bebidas alcoólicas.
Controlar a pressão arterial.
Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas ex: cortisona e diuréticos ti azídicos.
Fazer exames de sangue regularmente.
Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem evitar ou retardar o aparecimento do diabetes, mesmo em pessoas geneticamente predispostas.

Tratamento da Diabetes
Uma vez diagnosticado o diabetes, o tratamento é para a vida toda, porque infelizmente ainda não foi encontrada uma cura definitiva. O controle efetivo do diabetes é extremamente importante, pois ajuda a prevenir sérias complicações no longo prazo. Entre as principais formas de controle do diabetes, temos: boa alimentação, exercícios físicos, monitoramento do açúcar no sangue e cuidado contínuo.
Boa Alimentação
Uma dieta saudável é essencial para o controle do diabetes. É muito importante consultar um nutricionista para avaliar a quantidade e características adequadas dos alimentos (tal como teor de açúcar). Basicamente, deve-se evitar ao máximo a ingestão de açúcares e gorduras e aumentar a quantidade de fibras, frutas e vegetais. Além disso, o fumo deve ser imediatamente interrompido e a ingestão de álcool diminuída.
Exercícios Físicos
Todos os pacientes devem ser incentivados à prática regular de exercícios físicos, que pode ser uma caminhada de 30 a 40 minutos ou exercícios equivalentes.
O exercício pode ser simples como uma rápida caminhada, entretanto deve ser praticado com regularidade.
Monitoramento da Glicose no Sangue
O nível da glicose no sangue deve ser monitorado regularmente. Somente através do monitoramento é que fica possível a correta administração das doses de insulina. Além disso, esse cuidado permite que o médico possa fazer mudanças necessárias no tratamento.
Cuidado Contínua
Visitas regulares ao médico é parte essencial da rotina de quem vive com diabetes. Pode haver outras contribuições no cuidado com a saúde que ajudem no gerenciamento do diabetes; e somente um médico especializado pode indicá-las.

Arroz Branco e Diabetes

Uma equipa de um hospital de Boston publicou recentemente um artigo no qual relaciona o consumo de arroz branco e o risco de desenvolver diabetes. O estudo envolveu cerca de 200 mil participantes e durou cerca de 14-22 anos.

Comer cinco ou mais porções de arroz branco por semana pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 em 17%, contudo a substituição deste alimento por arroz integral provocou uma redução do risco da doença em 16%. As pessoas que consumiram apenas duas porções de arroz branco por semana apresentaram uma redução da doença na ordem dos 11%.
A razão pela qual o arroz integral pode oferecer protecção contra a diabetes tipo 2 está relacionada com o facto de ele conter muito mais nutrientes e fibras que o arroz branco bem como outros cereais processados. Durante o processo de refinação, o arroz branco perde uma quantidade significativa de fibra e a maioria das suas vitaminas e minerais, mantendo os amidos que, quando ingeridos, aumentam os níveis de açúcar no sangue.
Minha diabetes é do tipo 2 e eu estou aderendo mais os integrais.

BOM POR HOJE É ISSO, DEPOIS VOU POSTAR AS FRUTAS QUE DIABÉTICOS NÃO DEVEM COMER.



 O PRAZER DE VIVER LIGHT!!!!




Hoje as 10:00hs vou a médica da diabetes, vamos ver o que ela vai falar!!!, minhas refeições estão certinhas, e estou muito orgulhosa de mim, então essa semana continua o mesmo cardápio.

Linda terça feira meus amigos queridos!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Cuide bem de sua saúde, pois um corpo saudável é o seu maior patrimônio!
Beijo no coração!

Angelita Gonçalves disse...

muito boa a materia amiga eu sou diabetica e gosto muito de ler essas materia beijos um lindo dia para voce

Anna disse...

muito interessante a materia amiga querida, eu tenho uma tia que é diabética e mora com meus pais, a gente faz o controle , mas foi muito bom vc colocar td assim explicadinho, a gente faz td no automatico, é bom saber as causas , os tipos e tudo mais, bom dia flor

Em Busca da Felicidade disse...

OOie flor cuidar de si mesma e da saude é tudo que precisamos fazer vc estar no caminho certo força sempre e Obrigada ´pelo imenso carinho demostrado sempre pela minha pessoa viu eu adorooo tenha uma otima terça e uma otima consulta tbm viu bjs no ♥

Geli disse...

mto feliz que esta melhor!!!
se cuida viu..

bjooo

Beth disse...

Bom assunto, para alertar a todos e conscientizar. Desejo que tenha uma ótima consulta e saia dela ainda mais animada para se cuidar cada vez melhor, viu?
O meu marido é diabético (tipo 2), mas bem controladinho, as taxas estão sempre ótimas. Mas fico de olho, ele é gulosinho sabe? rs
Beijos querida

Related Posts with Thumbnails