-->

Metas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Entenda a relação entre amor próprio e autoestima!!!

Bom dia com alegria POVÃO!!!! Sabe quando você acorda, olha no espelho e se sente bem e feliz? Esta é, sem dúvida, uma ótima forma de começar o dia. Mas, como nem sempre você levanta com essa disposição toda, é necessário se enxergar melhor, lembrar sempre de suas qualidades e cuidar de si para melhorá-las. Aí entra o amor próprio. Não é difícil identificar que em algum momento do dia o utilizamos. Aquele banho gostoso, o cuidado com o cabelo e com a pele, a roupa bonita para vestir.

Embora pareçam atitudes que fazemos para os outros, são também momentos dedicados a nós mesmos em um mundo no qual o tempo para si anda cada vez mais curto. Atitudes como essas já mostram que você se preocupa com seu bem-estar, segundo a psicóloga Doralice Lima, de São Paulo. "O amor próprio é uma peça importante no processo de aumento da autoestima".

Processo de construção



A autoestima não é construída só com o que pensamos sobre nós. "Costumamos muito valorizar a opinião alheia. Um elogio ou uma crítica tem um efeito muito grande, para o bem ou para o mal, na maneira como nos enxergamos", pondera a especialista. Segundo a psicóloga, este é um território minado de pequenas armadilhas, onde uma crítica num momento de fragilidade pode ser como uma bomba com um resultado devastador.


Basicamente o erro está em se basear no que os outros dizem e usar isso como bússola para seu astral, esquecendo do amor próprio. "Quem faz isso deixa de enxergar suas qualidades e passar a viver apenas em função de agradar ou não decepcionar os outros, na espera de algo equivalente ao afago que o cachorro recebe ao balançar o rabo", diz. Deixar de ser quem é para se moldar como alguém que a sociedade deseja que você seja é negar suas peculiaridades, sua possibilidade de ser único.

 Atenção aos obstáculos


Ser aceito pelo meio social é importante, afinal a rejeição também prejudica a autoestima. Como contrabalancear isso, agradar a si e aos outros? O psicólogo Viktor Frankl defende que atender apenas à expectativa alheia atrapalha e frustra a construção de uma personalidade sólida e estável. Já quem faz o oposto, ou seja, não dá a mínima para o pensamento coletivo, fazendo apenas o que acha certo, tende a se isolar e até criar um comportamento psicótico. Portanto, equilíbrio é a palavra-chave.

O primeiro passo é ser cuidadoso consigo mesmo. Preparar a comida que você gosta, tomar banhos relaxantes, usar roupas confortáveis, se olhar no espelho e pensar nas qualidades que possui. "Dê uma volta no parque ou na praia e esvazie a cabeça dos problemas pelo menos por alguns instantes".

Receita de vida


Na busca de motivos para algo que deu errado, nós somos campeões em apontar culpados.
Pena que não paramos para refletir sobre os fatos.
Na maioria das vezes, temos medo de chegar até o verdadeiro culpado, pois quase sempre, o único culpado, somos nós mesmos.
Nós somos responsáveis pelo que plantamos, mas quase sempre, na hora da colheita, queremos 'terceirizar o serviço', arrumar uma 'besta de carga' que carregue os fardos, que deveriam ir no nosso lombo.
Se a colheita for de bons frutos, fazemos questão de levar os mais doces, se vier com elogios, ainda que falsos, amamos e sorrimos...

Mas, venham com críticas para ver!!!
Viramos bicho, ou nos escondemos, ficamos de mal, juramos até vingança...
Crianças, eternas crianças, que a dor precisa polir e remendar várias vezes, para que a lição seja aprendida de fato.
Não quer mais sofrer?
Então, acostume-se a levar todos os frutos da sua vida, os bons e os maus, os perfumados e os fedidos, todos no mesmo balaio até a porta da sua casa.
Lá chegando, separe o que presta e o que não presta, examine-se!
Veja o que fez de errado, onde faltou adubo, atenção, dedicação, carinho, amor...

Jogue então na lixeira do tempo o que não serve, entre na sua casa sem este peso, apenas com a experiência de quem aprendeu.
Assim, toda a dor, todos os espinhos, serão suportáveis, passaram mais rápido, e os momentos felizes, serão cada vez mais frequentes.
Esta é uma receita de vida, seu resultado poderá variar de pessoa a pessoa, mas o resultado, quase sempre será um belo bolo. Linda mensagem né??? sabe as vezes estou pra baixo e entro aqui no meu cantinho e me sinto bem, acho que ele traz muitas alegrias e prosperidade as pessoas. Pelo menos pra mim sim, gente meu fim de semana foi maravilhoso, maridão não trabalha mais de sábado isso ajuda muitoooooooooooo, pois temos mais tempo para nós dois e paar nos divertirmos né??? afinal minha briga com ele era chegar o sábado e ele ficar infiado na "oficina" o dia todo, não tinhamos tempo pra nada, até que ele resolveu mudar e tudo se transformou. Estamos mais juntos, mais alegres e vivendo melhor, graças a Deus, estou muito orgulhosa. Quero viver assim pra sempre: FELIZ!!!!!! FELIZ!!!! FELIZ!!!!!!!! URUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!! A VIDA É BELA MEUS AMORES!!!!! Bom semana passada não fiz nenhum dia de academia, nenhuma atividade fisica devido a orientação da minha médica, agora já estou equilibrada e posso voltar as minhas atividades, bora mexer o esqueleto, kkkkkkkkkkk, sabem eu senti falta dos meus exercícios, como a gente acostuma né????? mesmo assim estou super controlada e feliz, hj volto a academia depois de uma semaninha que parecia uma eternidade.

MARAVILHOSA SEGUNDA FEIRA!!!!!!!














Um comentário:

Maria Reis disse...

BOM DIA QUERIDA AMIGA!

QUE DELICIA DE POST, NÃO IMAGINA O BEM QUE ME FAZ!

UM GRANDE ABRAÇO E UMA SEMANA CHEINHA DE LUZ E PAZ!!

Related Posts with Thumbnails